sexta-feira, 26 de junho de 2020

AULA DO DIA 24 DE JUNHO DE 2020

Bom dia! Vou compartilhar aqui os links das aulas de ontem no centro de mídia.
Ontem aula de ciências eles falaram do uso da água, e a água no corpo humano *(já tivemos essa aula.huruuuu)*
🎥 23/06 - 5º ano EF - CI - YouTube

🎥 23/06 - 5º ano EF - PO - YouTube

lingua portuguesa foi leitura e análise de texto.. também já trabalhamos aqui. Entretanto, sempre retomamos aqui... uhuuuuuu
 
🎥 Aula CMSP 5º Ano EF I - 23/06/2020 - PEBSP

Leitura de grandezas ampliando...
 Palavras para serem pesquisadas: assintomática, insuficiência.
Cabeçalho no caderno
 Leitura
 Vamos observar essa imagem

 Isabela Barbosa : A mãe natureza
 Ivaneide: Alguém mais?
Guilherme : obras de arte com folhas
Ivaneide: Hummm
 E ESSA, É A MESMA?

Guilherme : esta no mesmo lugar sim
 Sophia : Sim e a mesma ,mais em épocas diferentes
Ivaneide: Hummmm
Isabela Barbosa: Sim está  no mesmo  lugar
TEM MAIS UMA GENTE! OLHEM!

 Sophia : Estação do ano
Inverno
 Ivaneide: Leiam o título da reportagem
A incrível escultura viva que se transforma conforme as estações do ano
por: Gabriela Glette

Vamos ler o primeiro parágrafo e descobrir que  informações ele nos traz

 Jardins mágicos, como aqueles que vemos em contos de fada, são realidade e estão presentes em inúmeros lugares no interior da Inglaterra. Em Cornwall, sudoeste do país repleto de lendas do Rei Arthur, fica o misterioso Lost Gardens of Heligan – o maior projeto de restauração de jardins da Europa, que abriga milhares de espécies de plantas e uma incrível escultura viva que se transforma conforme as estações do ano.

 Ivaneide: O que?
 Onde ?
  Ivaneide: E aí pessoal?
 Isabela Barbosa: Na Europa
Uma planta  viva que se transforma  a uma estação  de ano diferente
 Sophia : Existem jardins mágicos
 Vários.Na Europa.
Isabela Barbosa: Poderia  ter aqui  no Brasil  ne
Ivaneide: Onde fica Cornwall?
Isabela Barbosa: Na Europa
Guilherme : Inglaterra
Sophia : Sudoeste da Inglaterra
Ivaneide: Segundo parágrafo

Mud Maid foi criada por dois artistas locais – os irmãos Pete e Sue Hill, em 1997 e se tornou rapidamente a atração mais procurada do parque. Não é difícil compreender o porquê. Viva e perfeitamente agregada à paisagem, suas “roupas” e “cabelos” mudam de acordo com as estações do ano, à medida que a grama, a hera e o musgo crescem e depois murcham. Vibrante na primavera e no verão; no outono ela ganha cores diferentes, enquanto no inverno é “invadida” pela neve.
Ivaneide: Qual o nome do jardim? E da escultura?
 Isabela Barbosa: Mud maid. Escultura
Guilherme : da escultura é mud maid
Ivaneide: Quem criou?
Sophia : Irmãos Peat
Guilherme : irmãos Pete e uSe hill

 Sophia : Sue hill
Isabela Barbosa: Pete e sue Hill
Gabriel : Pete e Sue hill
Ivaneide: Quando foi criada?
 Sophia : 1997
Isabela Barbosa: 1997
Gabriel : 1997
Gabriella : 1997
 Ivaneide: Valeu !

 Construída de maneira curiosa, a face da escultura é feita de uma mistura de lama, cimento e areia e foi revestida de iogurte para fazer o musgo crescer. Os Jardins Perdidos de Heligan foram estabelecidos por uma família tradicional no século 18 e são um dos mais famosos jardins botânicos britânicos. Antes da Primeira Guerra Mundial, mais de 22 jardineiros trabalhavam diariamente para manter a propriedade.

Ivaneide: O que usaram na construção?
 Isabela Barbosa : Cimento areia e lama
 Gabriel : Lama,cimento e areia
Sophia : Cimento ,lama  e areia
Ivaneide: Pra crescer o musgo eles colocaram adubo?
Sophia : Iogurte
 Ivaneide: Ual!
 Gabriel : Lama cimento areia e foi revestida de iogurte
 Ivaneide: Quem escreveu essa reportagem?
Sophia : Gabriela glette
Ivaneide: A reportagem inteira está  no seguinte link


 Hoje nós vamos inicialmente analisar a atividade de ontem.. a questão que vocês passaram o trecho do discurso indireto para o discurso direto
O trecho era esse abaixo


Ivaneide: Está no discurso indireto e pedi para vocês passarem para o discurso direto.
 13 responderam. Alguns apenas copiaram o que estava escrito.
____________________________________

 Vamos ler com Atenção o poema de Fernando Pessoa .                           
Depois da primeira leitura com muita atenção, voltem ao texto e marquem as palavras que na hora de escrever vocês tenham dúvidas .  Anotem essas palavras no quadro que está embaixo e continua na pág 178
Anota aí... palavras com z no final. Com ss , rr, sc . Como não cabe a regrinha façam no caderno ... Se couber faça aí
 E você sabe o que significa essas palavras?  Ogiva, tédio, longínqua?
 Vamos a pesquisa, porque ela é sua...

 Qual a regrinha para utilizarmos os dois ss ?
2- Qual a regra para utilizarmos os dois rr? 
3- porque usar o z no final de algumas palavras?
Façam no caderno um glossário ( a palavra e o significado do lado)
Ogiva= __________________ 
Longínqua= _____________
Cessar=_________________.                        Silente = _________.                  
Informe= _____.

 Matemática : vamos para as  págs 56 e 57 . Situações problemas


Nenhum comentário:

Postar um comentário