Bom dia! Vou compartilhar aqui os links das aulas de ontem no centro de mídia.
Ontem aula de ciências eles falaram do uso da água, e a água no corpo humano *(já tivemos essa aula.huruuuu)*
23/06 - 5º ano EF - CI - YouTube
23/06 - 5º ano EF - PO - YouTube
lingua portuguesa foi leitura e análise de texto.. também já trabalhamos aqui. Entretanto, sempre retomamos aqui... uhuuuuuu
Aula CMSP 5º Ano EF I - 23/06/2020 - PEBSP
Leitura de grandezas ampliando...
Palavras para serem pesquisadas: assintomática, insuficiência.
Cabeçalho no caderno
Leitura
Vamos observar essa imagem
Isabela Barbosa : A mãe natureza
Ivaneide: Alguém mais?
Guilherme : obras de arte com folhas
Ivaneide: Hummm
E ESSA, É A MESMA?
Guilherme : esta no mesmo lugar sim
Sophia : Sim e a mesma ,mais em épocas diferentes
Ivaneide: Hummmm
Isabela Barbosa: Sim está no mesmo lugar
TEM MAIS UMA GENTE! OLHEM!
Sophia : Estação do ano
Inverno
Ivaneide: Leiam o título da reportagem
A incrível escultura viva que se transforma conforme as estações do ano
por: Gabriela Glette
Vamos ler o primeiro parágrafo e descobrir que informações ele nos traz
Jardins mágicos, como aqueles que vemos em contos de fada, são realidade e estão presentes em inúmeros lugares no interior da Inglaterra. Em Cornwall, sudoeste do país repleto de lendas do Rei Arthur, fica o misterioso Lost Gardens of Heligan – o maior projeto de restauração de jardins da Europa, que abriga milhares de espécies de plantas e uma incrível escultura viva que se transforma conforme as estações do ano.
Ivaneide: O que?
Onde ?
Ivaneide: E aí pessoal?
Isabela Barbosa: Na Europa
Uma planta viva que se transforma a uma estação de ano diferente
Sophia : Existem jardins mágicos
Vários.Na Europa.
Isabela Barbosa: Poderia ter aqui no Brasil ne
Ivaneide: Onde fica Cornwall?
Isabela Barbosa: Na Europa
Guilherme : Inglaterra
Sophia : Sudoeste da Inglaterra
Ivaneide: Segundo parágrafo
Mud Maid foi criada por dois artistas locais – os irmãos Pete e Sue Hill, em 1997 e se tornou rapidamente a atração mais procurada do parque. Não é difícil compreender o porquê. Viva e perfeitamente agregada à paisagem, suas “roupas” e “cabelos” mudam de acordo com as estações do ano, à medida que a grama, a hera e o musgo crescem e depois murcham. Vibrante na primavera e no verão; no outono ela ganha cores diferentes, enquanto no inverno é “invadida” pela neve.
Ivaneide: Qual o nome do jardim? E da escultura?
Isabela Barbosa: Mud maid. Escultura
Guilherme : da escultura é mud maid
Ivaneide: Quem criou?
Sophia : Irmãos Peat
Guilherme : irmãos Pete e uSe hill
Sophia : Sue hill
Isabela Barbosa: Pete e sue Hill
Gabriel : Pete e Sue hill
Ivaneide: Quando foi criada?
Sophia : 1997
Isabela Barbosa: 1997
Gabriel : 1997
Gabriella : 1997
Ivaneide: Valeu !
Construída de maneira curiosa, a face da escultura é feita de uma mistura de lama, cimento e areia e foi revestida de iogurte para fazer o musgo crescer. Os Jardins Perdidos de Heligan foram estabelecidos por uma família tradicional no século 18 e são um dos mais famosos jardins botânicos britânicos. Antes da Primeira Guerra Mundial, mais de 22 jardineiros trabalhavam diariamente para manter a propriedade.
Ivaneide: O que usaram na construção?
Isabela Barbosa : Cimento areia e lama
Gabriel : Lama,cimento e areia
Sophia : Cimento ,lama e areia
Ivaneide: Pra crescer o musgo eles colocaram adubo?
Sophia : Iogurte
Ivaneide: Ual!
Gabriel : Lama cimento areia e foi revestida de iogurte
Ivaneide: Quem escreveu essa reportagem?
Sophia : Gabriela glette
Ivaneide: A reportagem inteira está no seguinte link
Hoje nós vamos inicialmente analisar a atividade de ontem.. a questão que vocês passaram o trecho do discurso indireto para o discurso direto
O trecho era esse abaixo
Ivaneide: Está no discurso indireto e pedi para vocês passarem para o discurso direto.
13 responderam. Alguns apenas copiaram o que estava escrito.
____________________________________
Vamos ler com Atenção o poema de Fernando Pessoa .
Depois da primeira leitura com muita atenção, voltem ao texto e marquem as palavras que na hora de escrever vocês tenham dúvidas . Anotem essas palavras no quadro que está embaixo e continua na pág 178
Anota aí... palavras com z no final. Com ss , rr, sc . Como não cabe a regrinha façam no caderno ... Se couber faça aí
E você sabe o que significa essas palavras? Ogiva, tédio, longínqua?
Vamos a pesquisa, porque ela é sua...
Qual a regrinha para utilizarmos os dois ss ?
2- Qual a regra para utilizarmos os dois rr?
3- porque usar o z no final de algumas palavras?
Façam no caderno um glossário ( a palavra e o significado do lado)
Ogiva= __________________
Longínqua= _____________
Cessar=_________________. Silente = _________.
Informe= _____.
Matemática : vamos para as págs 56 e 57 . Situações problemas
Nenhum comentário:
Postar um comentário