domingo, 22 de julho de 2018
Sequência didática de matemática-Tratamento da informação
Professora Ivaneide B Silva
Conteúdos: coleta de dados e registro, elaboração e entendimento de tabela, gráfico simples.
Objetivo: Desenvolver, habilidades relacionadas ao Tratamento da Informação, tais como: coletar dados, organizá-los em tabelas simples, fazendo leituras e interpretações das mesmas.
Anos: 2º , 3º ano
Tempo estimado: 1 semana
Desenvolvimento
Primeira etapa
Proponha a seguinte atividade, todos os dias contar e anotar a quantidade de alunos e registrar no caderno .Ex:
meninos
meninas
TOTAL DE ALUNOS PRESENTES: 18
QUESTIONE todos os dias:
Tem mais meninos ou mais meninas hoje?
Quantos meninos tem a mais que meninas?
2ª etapa
Na sexta feira, explique aos alunos que eles vão preencher uma tabela , e para isso deverão consultar as informações coletadas durante a semana sobre a quantidade de alunos presentes, e par esta tabela precisamos dar um nome, deixe que eles sugestionem.
DIAS DA SEMANA
ALUNOS PRESENTES
SEGUNDA –FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA FEIRA
QUINTA- FEIRA
SEXTA -FEIRA
3ª etapa
Depois de consultarem e anotarem os dados na tabela, explique que agora vão preencher estes dados no gráfico, pintando a quantidade de espaços referente a quantidade de alunos presentes a cada dia, uma cor para cada dia.
27
26
25
24
23
22
21
20
19
18
17
16
15
14
13
12
11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
4ª etapa
Conversa sobre o gênero Gráfico
Vocês já viram este tipo de gênero textual? Onde?
Quanto ao nosso gráfico, qual foi o dia que vieram mais alunos?
Qual o dia que vieram menos alunos?
Teve algum dia que vieram o mesmo tanto de alunos?
Avaliação
Durante a elaboração da atividade e na roda de conversa , deve –se observar se o aluno conseguiu consultar , anotar e transferir os dados para a tabela e depois para o gráfico e se respondeu os questionamentos. Servirá como base para elaborar novas aulas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário