domingo, 22 de julho de 2018

Sequência didática de matemática-Tratamento da informação



Professora Ivaneide B Silva

Conteúdos: coleta de dados e registro, elaboração e entendimento de tabela, gráfico simples.



Objetivo: Desenvolver, habilidades relacionadas ao Tratamento da Informação, tais como: coletar dados, organizá-los em tabelas simples, fazendo leituras e interpretações das mesmas.



Anos: 2º , 3º ano



Tempo estimado: 1 semana



Desenvolvimento



Primeira etapa



Proponha a seguinte atividade, todos os dias contar e anotar a quantidade de alunos e registrar no caderno .Ex:




meninos











meninas











TOTAL DE ALUNOS PRESENTES: 18








QUESTIONE todos os dias:



Tem mais meninos ou mais meninas hoje?



Quantos meninos tem a mais que meninas?



2ª etapa



Na sexta feira, explique aos alunos que eles vão preencher uma tabela , e para isso deverão consultar as informações coletadas durante a semana sobre a quantidade de alunos presentes, e par esta tabela precisamos dar um nome, deixe que eles sugestionem.


DIAS DA SEMANA
ALUNOS PRESENTES

SEGUNDA –FEIRA


TERÇA-FEIRA


QUARTA FEIRA


QUINTA- FEIRA


SEXTA -FEIRA










3ª etapa



Depois de consultarem e anotarem os dados na tabela, explique que agora vão preencher estes dados no gráfico, pintando a quantidade de espaços referente a quantidade de alunos presentes a cada dia, uma cor para cada dia.


27






26






25






24






23






22






21






20






19






18






17






16






15






14






13






12






11






10






9






8






7






6






5






4






3






2






1






0
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA






4ª etapa



Conversa sobre o gênero Gráfico



Vocês já viram este tipo de gênero textual? Onde?



Quanto ao nosso gráfico, qual foi o dia que vieram mais alunos?



Qual o dia que vieram menos alunos?



Teve algum dia que vieram o mesmo tanto de alunos?



Avaliação



Durante a elaboração da atividade e na roda de conversa , deve –se observar se o aluno conseguiu consultar , anotar e transferir os dados para a tabela e depois para o gráfico e se respondeu os questionamentos. Servirá como base para elaborar novas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário