PROFª: IVANEIDE 5º
ANO 20016
PLANO DE AULA .
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 5º Ano A
TEMA: Ângulo e o cotidiano
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar momentos que levem e
agucem a curiosidade dos alunos sobre ângulos elencando a importância desse
conhecimento matemático para a vida social.
JUSTIFICATIVA:
Ensinar matemática e
os conteúdos que envolvem esta disciplina é um desafio para os professores da
atualidade. A matemática deve estar relacionada com questões práticas da
vivência do sujeito com ambientes estimulantes para que os alunos possam
construir o conceito matemático a partir de situações reais. Essa relação se
faz convincente, pois descarta aquela aprendizagem mecânica que
consequentemente predomina um tipo de aprendizagem memorística ou repetitiva.
Contando que todo aprendiz necessita adquirir o conhecimento com ações
reais, cabe aqui o estudo de ângulos, não como um conteúdo escolar apenas, mas
como prática cotidiana dos diversos grupos sociais. Isso faz com que a
matemática se conceba como uma ciência, uma atividade própria do ser humano e
fruto espontâneo das relações sociais e políticas do meio, no qual o indivíduo
está inserido. Nesse sentido, visando a necessidade de se aprender ângulo
e suas medidas cabe intensificar as metodologias de ensino com questões reais e
com instrumentos didático-pedagógicos, como jogos e construção de ângulos a
partir do transferidor enfatizando o ensino/aprendizagem tornando-o como
um conteúdo matemático propício. Destarte, entende-se que o ensino de
ângulos como uma necessidade dos educandos e um componente curricular, não deve
ser utilizado como apenas um conteúdo a ser dado, mas uma base para a formação
dos cidadãos viventes em uma sociedade exigente e que utiliza dos números e da
matemática cotidianamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Perceber a origem dos ângulos e sua importância para os dias atuais;
·
Conhecer ângulos reto, agudo e obtuso através de objetos que estão ao
nosso redor;
·
Compreender cada tipo de ângulo: reto, agudo, obtuso, através de um
texto explicativo;
·
Utilizar um relógio de ponteiros para identificar os ângulos: reto,
agudo e obtuso;
·
Identificar através do transferidor os graus presentes em cada tipo de
ângulo;
·
Perceber que os ângulos estão presentes no meio em que vivemos;
·
Compreender o que é segmento de reta;
·
Compreender o que é uma semirreta;
·
Construir ângulos por meio de segmentos de retas
·
Reconhecer a importância dos ângulos no campo do trabalho.
;
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Anúncio do conteúdo:
Informar sobre a aula do dia que tem como tema principal: Ângulo
e o cotidiano. Nesse momento há todo um diálogo sobre a palavra ângulo
e os conhecimentos prévios sobre. Deixar que os alunos falem. Posteriormente,
haverá uma discussão mais formal sobre ângulos com trocas de informações e
conhecimentos que serão embasados pela problematização.
PROBLEMATIZAÇÃO:
·
Vocês já ouviram falar na palavra ângulo dentro dos conteúdos da
matemática?
·
Vocês sabem o que é ângulo?
·
Vocês sabem o que é um transferidor?
·
Já tiveram contato com um transferidor?
·
Como se medem os ângulos?
·
Por que cada tipo de ângulo recebe um respectivo nome?
·
Vocês sabem o que é ângulo reto?
·
Vocês sabem o que é ângulo agudo?
·
Vocês sabem o que é ângulo obtuso?
·
Qual a importância desse conhecimento matemático para a vida social?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
1º ATIVIDADE: Texto informativo e caracterização de cada ângulo:
reto, agudo e obtuso.
OBJETIVO: Perceber a origem dos ângulos e sua importância
para os dias atuais. Conhecer ângulos reto, agudo e obtuso.
ENCAMINHAMENTO: Distribuir um texto impresso para
cada aluno sobre a história da origem do ângulo. Em seguida, cada aluno irá
fazer leitura de um parágrafo, pausando para explicação de cada trecho.
Explicar o que é ângulo reto, agudo e obtuso desenhando na lousa os segmentos.
Texto: História dos ângulos.
No ano 4.000a.C, os egípcios e árabes tentavam elaborar um calendário.
Nessa época, se acreditava que o sol levava 360 dias para completar a órbita de
uma volta em torno da Terra. Um equívoco, pois hoje sabemos que é a Terra que
realiza tal movimento.
Diante daquele pensamento, acreditavam que a cada dia, o Sol percorria
um pouquinho dessa órbita, isto é, um arco de circunferência de sua órbita.
Esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau.
O ângulo é a região de um plano concebida pelo
encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do
ângulo.
A abertura do ângulo é uma propriedade invariante e é medida em graus.
Para saber:
Ângulo reto tem 90 graus, os ângulos menores que os ângulos retos são chamados
de ângulos agudos e os ângulos maiores que o ângulo reto são
chamados de ângulos obtusos.
2º ATIVIDADE: Identificando ângulos na sala de aula.
OBJETIVO: Socializar com ângulos presentes no espaço escolar identificando cada
um: reto, agudo e obtuso.
ENCAMINHAMENTO: Pedir aos alunos que observem o espaço
físico da sala para que possam identificar os tipos de ângulos presentes no
ambiente. Em seguida irão dizer onde encontraram ângulos e fazer o registro no caderno
como: abertura da porta, armário, parede, carteira, piso, lousa, utilizar o
corpo humano como referência na abertura do braço, imaginar o percurso de casa
até a escola nas possíveis dobras e esquinas que poderão tramitar. Após será
entregue aos alunos um exemplo impresso sobre ângulos para assimilarem de forma
mais abrangente que será colado no caderno. Utilizar um relógio de
ponteiros para identificar os ângulos: reto, agudo e obtuso.
Registre no caderno e classifique os ângulos encontrados em nosso
ambiente escolar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º ATIVIDADE: Usando o transferidor.
OBJETIVO: Identificar através do transferidor os graus
presentes em cada ângulo.
ENCAMINHAMENTO: Distribuir um texto informativo sobre o
Transferidor. Em seguida, comentar sobre a importância do Transferidor nas
atividades de medidas de ângulo. Realizar gravuras no caderno em que aparecem
ângulos. Identificar os ângulos através do transferidor.
Conhecendo um pouco mais: O
TRANSFERIDOR
Transferidor é um material muito usado para medida e marcação de paredes. É composto basicamente por uma escala circular, ou de seções de , dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão.
4º ATIVIDADE: Construindo ângulos com o transferidor.
OBJETIVO: Saber utilizar-se do transferidor na construção de
ângulos em graus: reto, agudo e obtuso.
ENCAMINHAMENTO: Os alunos irão copiar da lousa a
atividade prevista. Em seguida irá realizá-la com o apoio do transferidor na
construção de segmentos de retas na formação de ângulos.
Situação problema
1- Mariana
ganhou um transferidor de sua professora de matemática e recebeu algumas
explicações de como utilizá-lo. Em seguida a professora auferiu que desenvolvesse
a seguinte atividade:
Desenhe:
a- Um
ângulo de 45º
b- Um
ângulo de 110º
c- Um
ângulo de 90º
d- Um
ângulo de 65º
Agora os classifique em ângulo reto, agudo e obtuso.
Qual dos ângulos desenhados possui 1 de uma volta de 360º?
4
RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS: Texto impresso, atividades impressas,
lousa, giz de quadro, caderno dos alunos, relógio de parede com ponteiros,
objetos presentes em sala de aula, lápis, borracha, transferidor, lápis de cor.
CATARSE: A avaliação será feita referente à participação do aluno no decorrer da
aula, pelo interesse em aprender, nos questionamentos e críticas frente ao
conteúdo de ângulos e na realização plena das atividades sugeridas. O professor
irá verificar os avanços e as dificuldades encontradas pelos alunos durante a
realização das atividades tanto oral como escrita estabelecendo requisitos para
que a aprendizagem aconteça de fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário