segunda-feira, 29 de junho de 2020

Aula do dia 29 de junho de 2020

Rotina
Artes
Ed.Física
Leitura
Língua Portuguesa

Artes- Profº Klaus
Bom dia Turma!

Link: das atividades



Ed. Física: Profª Daiane
Bom dia turma!!!

Leia o arquivo enviado hoje e consulte os anteriores se necessário, para responder o questionário.(o link para resposta está disponível no grupo de estudo do whats appp
Roteiro de atividades – semana 26 a 29 de maio
Profa Dayane Bezerra - Educação Física


Leitura

No inverno, tentamos nos proteger do frio. Mas, ao longo dos últimos 100 anos, os físicos perseguiram um frio extremo, ao levar a matéria a temperaturas baixíssimas. Isso permitiu a descoberta de novos fenômenos e materiais úteis.


LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA




E E PROFº ARTHUR MARRET

GUARULHOS 29 DE JUNHO DE 2020

5º ANO ___________ PROFª IVANEIDE

NOME_________________________________________________________________________________________

Variação Linguística

 

   

NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A     cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)

 

Responda:

1) Observe a imagem e faça  a leitura do texto, após identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?

R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) O texto está escrito:

a) (   ) na linguagem formal

b) (   ) na informal

 

3) Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.

“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” .

Responda porque a personagem ficou assim?

R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

2-Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise, indique o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:


a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!

_________________________________________________________________________________________________
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.

_________________________________________________________________________
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.

_________________________________________________________________________
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!

___________________________________________________________________________
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.   

________________________________________________________________________________

3-A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos consulte o quadro abaixo:



a – Antigamente

“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.  Carlos Drummond de Andrade

________________________________________________________________________________________________________________________

b - Vício na fala

____________________________________________________________________________________________________________________

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
 Oswald de Andrade

_______________________________________________________________________________________________________________________

c –“ Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”

___________________________________________________________________________________________________________________

d – E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário