quinta-feira, 30 de abril de 2020

SEGUNDA SEMANA DE 23 A 29 DE MARÇO


SEGUNDA SEMANA
DE 23 A 29 DE MARÇO
Roteiro de estudo
Por gentileza, a cada atividade realizada em caderno , coloquem a data do referido dia 
Data , título da atividade e realização da atividade...dia a dia

ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 23/03/2020
LER E ESCREVER P.171 SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORTOGRAFIA

ATIVIDADE 1B – REFLETINDO SOBRE A ESCRITA
Na atividade 1 B, você irá usar o que aprendeu sobre as regularidades ortográficas. 1. Justifique o uso do “ice” e “isse”, nas frases a seguir.
a. Mas que doidice! Eu jamais imaginaria que você voltaria da festa com o vestido rasgado.
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b. Eu queria que você não fugisse da responsabilidade de estudar.
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c. Escreva o que compreendeu, após analisar a escrita das palavras com “ice” e “isse”.
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d. A professora solicitou aos alunos que colorissem o painel das atividades.
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2. Observe o que foi feito na atividade anterior e complete o quadro abaixo:

Agora você já sabe! Quando uma palavra terminar como essas que estudamos, para decidir se utilizamos “ss” ou “c”, é só lembrar que:
1) Quando a palavra for um ________________________, utilizamos “-isse”;
2) Quando for um ________________________, empregamos “-ice”.















 



23/03/2020
Matemática
VOCÊ É O DETETIVE...
A)QUAL É O NUMERO QUE SOMADO A 1908 É 2345?


B) O RESULTADO DE UMA OPERAÇÃO É 234+ 367. QUAL É O RESULTADO?

OBSERVE A SEGUINTE OPERAÇÃO MATEMÁTICA E CRIE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA PRA ELA:
280 : 2= 140


24/03/2020
LINGUA PORTUGUESA
UM POUCO DE HISTÓRIA...
QUEM CRIOU O JORNAL? Desde a Antiguidade , governantes divulgavam boletins informativos. Esses boletins eram escritos ou gravados em pedra ou metal. Em seguida, eram distribuídos aos nobres ou pregados nas praças.
Mas a primeira publicação parecida com um jornal–impressa em papel, com notícias e data para ser publicada–foi lançada na Alemanha, em1605, por Johann CarOLuse se chamava “Coleção de Notícias que me recém Atenção e Comemoração”. Revista Recreio n.°551, de 30/09/2010.
1-Em1605 , foi lançada“a primeira publicação parecida com um jornal ”no mundo. Como ela se chamava? _____________________________________________________________________________________________
2-Porque será que a publicação recebeu esse nome? _____________________________________________________________________________________________
TEXTO 2
O PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO NO BRASIL O primeiro jornal publicado em terras brasileiras, a Gazeta do Rio de Janeiro, começou a circular em 10 de setembro de 1808, no Rio de Janeiro. Antes da chegada da família real, toda atividade de imprensa era proibida no país. Não era permitido publicar livros, panfletos e, muito menos, jornais.

1-Qual o nome do primeiro jornal impresso no Brasil? ______________________________________________
2-Qual o sentido da palavra destacada no trecho “(...)toda atividade de imprensa era proibida no país.”? __________________________________________________________________________________________
Com que intenção os dois textos foram escritos: informar ou provocar humor? __________________________________________________________________________________________

24/03/2020
MATEMÁTICA
Pedro e Talita, para calcular 89 + 65, usaram os procedimentos que estão registrados abaixo:
                                                                                                 1
8 0 + 9                                                                                     8 9+
 60 +  5                                                                                     65
   140 +14=                                                                         __________
      154                                                                                    1 5 4
Responda:
A.      Os dois procedimentos de resolução estão corretos?

B.  O que diferencia o procedimento de Pedro do de Talita?

C.  O que significa o número 1 escrito acima do número 8 no cálculo feito por Talita?

 Por que, no procedimento de Pedro, não apareceu esse “1”?

Encontre o resultado das seguintes adições:
73 + 89
 88 + 69
507 + 806
795 + 258
999 + 222
1598 + 1299
Talita explicou que a decomposição dos números poderia ser realizada de outra maneira e
escreveu:
3 0 0 + 6 0 + 1 5
- 1 0 0 + 3 0 + 8
2 0 0 + 3 0 + 7
          237
Essa decomposição feita por Talita auxilia Pedro a resolver o cálculo? Por quê?
Em seguida, Talita apresentou outro registro:
     6
  3 7 15
- 1 3 8
__________
2 3 7
A.  O que você observa de diferente nos dois registros?

B.  O que significa o número 6 escrito acima do número 7? E o número 15 acima do 8?

C.  Resolva:
 378 – 139=  
547 – 389=  
788 – 199=


25/03/2020
LEIA COM ATENÇÃO

1-Retiredanotíciaosseguinteselementos:

Quem?
_______________________________________________________________________________________
O quê?
_______________________________________________________________________________________
Quando?
_____________________________________________________________________________________
Onde?
_______________________________________________________________________________________
2-Faça um breve comentário sobre a notícia lida.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Certamente você já ouviu falar de coleta seletiva e reciclagem. Pesquise e descubra: Porque tais iniciativas são tão importantes para a preservação do planeta? _________________________________________________________________________________


26/03/2020

Hoje é dia de relembrar e utilizar pontuação





Atividades



26/03/2020 MATEMÁTICA
01. Dona Beatriz fez alguns doces para uma festa produziu: 452 brigadeiros, 689 beijinhos, 1.008 cajuzinhos e 745 docinhos de morando.
a) Qual é o total de doces que Dona Beatriz produziu?





b) Antes de servir ela guardou no 1.204, para servir os outros convidados que estavam atrasados para a festa. Quantos doces elas  podem servir para quem já estava na festa?


02. Calcule quanto é o quádruplo de 407, mais 1.245.

03. Renato adora colecionar trenzinhos de brinquedo tem 675, e seu amigo Marcos tem o quíntuplo.


a) Quantos trenzinhos eles dois tem ao todo?


b) Durante a mudança que Renato fez de uma casa para outra, ele quebrou 108 trenzinhos. Quantos ele tem agora?

c) Marcos resolveu doar seus trenzinhos ao orfanato, e distribui para seis crianças. Quantos trenzinhos ele doou? Sobrou algum para ele? Quanto?



27/03/2020
LÍNGUA PORTUGUESA


27/03/ 2020 Natureza e sociedade – estudo do mapa político do Brasil



Atividade


INDICAÇÂO




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