8 DE
AGOSTO DE 2016
4.6 (91.55%) 194VOTES
NA CIDADE
DINAMARQUESA DE ODENSE, COM 190 MIL HABITANTES,
QUATRO ENTRE CINCO CRIANÇAS VÃO PARA A ESCOLA A PÉ, DE BICICLETA OU SKATE.
EM ALGUNS COLÉGIOS É ATÉ MESMO PROIBIDO
ESTACIONAR CARRO NA
ENTRADA. “NÃO É SEGURO PARA AS CENTENAS DE CRIANÇAS QUE CHEGAM A PÉ OU DE
BICICLETA”, EXPLICA LARS CHRISTIAN ERIKSEN, DIRETOR DE UMA ESCOLA LOCAL, PARA OWASHINGTON POST.
“OS POLICIAIS DÃO MULTA PARA OS PAIS QUE INSISTEM EM FAZER ISSO”, CONCLUI.
A ESTATÍSTICA É FAVORÁVEL – SIGNIFICA QUE
QUATRO EM CADA CINCO CRIANÇAS SE EXERCITAM NO DIA A DIA -, MAS NÃO SE REFLETE
EM TODA A DINAMARCA. PELO CONTRÁRIO: APESAR DO USO DA BICICLETA SER
ALTAMENTE INCENTIVADO NO PAÍS, NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE
VÃO DE CARRO PARA A ESCOLA SUBIU 200%.
O GOVERNO DE ODENSE NÃO QUER VER ESSES NÚMEROS
SE REFLETIREM EM SEU MUNICÍPIO E, POR ISSO, INVESTE EM MOBILIDADE URBANA.
SEGUNDO A RESPONSÁVEL DE TRÂNSITO DA CIDADE, CONNIE JUEL CLAUSEN, HÁ 545 QUILÔMETROS DE CICLOVIA E 1000 QUILÔMETROS
DE RUAS NA CIDADE.
E MAIS: QUANDO OS PEQUENOS CICLISTAS CHEGAM EM UMA
INTERSECÇÃO DE RUAS MAIORES, ELES PODEM SEGUIR CAMINHO TRANQUILAMENTE POR MEIO
DE TÚNEIS OU PONTES ONDE A PASSAGEM DE CARROS É PROIBIDA. “ACREDITAMOS QUE
SEMÁFOROS NÃO SÃO TÃO SEGUROS PARA CRIANÇAS”, EXPLICA CONNIE.
A FILHA DELA COMEÇOU A IR SOZINHA PARA A
ESCOLA DE BICICLETA QUANDO TINHA SEIS ANOS DE IDADE — NÃO MUITO DIFERENTE DA MÉDIA LOCAL. “CLARO QUE DEPENDE DA RESPONSABILIDADE E
CONHECIMENTO DE CADA CRIANÇA”, CONFESSA, “MAS A MAIORIA DAS ESCOLAS TÊM ESQUEMA
INTELIGENTE QUE TORNA A VIAGEM MUITO SEGURA”.
ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA FUNDAMENTAL, DURANTE A
EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS SÃO ENSINADAS A ANDAR DE BICICLETA, AINDA DENTRO DO
PÁTIO. ALÉM DISSO, A CIDADE CRIOU UM PROGRAMA DE CYCLE HAPPY SCHOOL (OU
PEDALE FELIZ PARA A ESCOLA, EM TRADUÇÃO LIVRE)
PARA ENSINAR AS CRIANÇAS COMO SE COMPORTAR NO TRÂNSITO.
OUTRO INCENTIVO É O PROGRAMA CYCLESCORE,
QUE UTILIZA UM APARELHO ELETRÔNICO PARA DAR UM BILHETE TODAS AS VEZES QUE O
ESTUDANTE UTILIZA A BIKE PARA IR A ESCOLA E CONCORRER A CAMISETAS OU ACESSÓRIOS
PARA CICLISTAS. DESDE QUE A INICIATIVA FOI IMPLANTADA, EM 2014, HOUVE UM
AUMENTO DE 28% NO USO DO MEIO DE TRANSPORTE.
A MAIOR PARTE DOS ADULTOS TAMBÉM UTILIZAM A
BICICLETA PARA TRABALHAR E SAIR. MESMO ASSIM, A CIDADE QUER AUMENTAR AINDA MAIS
O ÍNDICE DE CICLISTAS EM SUAS RUAS. COMO A QUANTIDADE DE CICLOVIAS JÁ DÁ CONTA
DO RECADO, O FOCO AGORA É CRIAR ESTACIONAMENTO DE BICICLETA E TORNAR O MEIO DE
TRANSPORTE CADA VEZ MAIS CONVENIENTE PARA AS PESSOAS. PARTIU, ODENSE?
ETAPA I
QUESTÓES
|
RESPOSTA
|
QUAIS OS CUIDADOS E CONDIÇÕES QUE O GOVERNO LOCAL TOMA PARA QUE AS
CRIANÇAS ANDEM SOZINHAS DE BICICLETA NAS RUAS?
|
|
COMO AS CRIANÇAS SÃO INSTRUÍDAS PARA USAR A BICICLETA?
|
|
NO PARÁGRAFO: “E MAIS: QUANDO PEQUENOS CICLISTAS CHEGAM EM UMA
INTERSECÇÃO DE RUAS MAIORES...”. A EXPRESSÃO “PEQUENOS CICLISTAS” SE
REFERE A QUEM?
|
|
NO INÍCIO DO QUINTO PARÁGRAFO, NO TRECHO “ A FILHA DELA COMEÇOU
A IR...” A EXPRESSÃO “DELA” SE REFERE A QUEM?
|
|
CONNIE JUEL CLAUSEN É FAVORÁVEL À IDA DE CRIANÇAS DE BICICLETA PARA A ESCOLA? INDIQUE NO
TEXTO EVIDÊNCIAS SOBRE:
|
ETAPA II questóes
NO TRECHO DO PRIMEIRO PARÁGRAFO ”OS POLICIAIS DÃO MULTA PARA OS PAIS QUE
INSISTEM EM FAZER ISSO”
NO TEXTO A EXPRESSÃO “ISSO” SE
REFERE A QUÊ?
|
|
DE ACORDO COM O TEXTO, É VANTAGEM PARA
AS CRIANÇAS IREM DE BICICLETA PARA A ESCOLA? O QUE O TEXTO DIZ? LOCALIZE ESSA
INFORMAÇÃO
|
|
O QUE VOCÊ ACHOU DA NOTÍCIA? NA SUA
OPINIÃO, POR QUE ESTE ACONTECIMENTO VIROU NOTÍCIA?
|
|
É POSSÍVEL EM SUA CIDADE, CRIANÇAS DE
5 ANOS IREM SOZINHAS DE BICICLETA PARA A ESCOLA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário