Para escrevermos um texto, precisamos organizar as nossas ideias em um plano , chamamos então de planificação textual.
O primeiro passo é definir o gênero, porque a
planificação deve acontecer em todos as situações de escrita e em todos os
gêneros textuais.
Hoje por exemplo , vamos fazer um reconto (reescrita)
O segundo passo é a planificação, essa
planificação deve conter os aspectos principais do texto:
*Apresentação das personagens e da situação
inicial.
*Apresentação de um problema ou acontecimento que vem modificar a situação
inicial.
*Apresentação dos acontecimentos com vista à
resolução do problema.
*Apresentação do desfecho e da situação final.
Esta primeira fase deve responder as seguintes
indagações:
Quem?—personagem
Onde? ---local
Quando?---que tempo aconteceu
O que ? ---o que aconteceu.
NOME:_________________________________________________________________________
DATA: ______/________/__________ TURMA:____________________________
PUBLICADO
EM 1812 PELOS GRIMM, EM MEIO A VÁRIOS OUTROS CONTOS, VALE DESTACAR QUE A
HISTÓRIA DE RAPUNZEL DOS IRMÃOS GRIMM É UMA TRADUÇÃO ADAPTADA DO CONTO DE FADAS
‘PERSINETTE’ ESCRITO PELA FRANCESA CHARLOTTE-ROSE DE CAUMONT DE LA FORCE,
PUBLICADO UM POUCO MAIS DE UM SÉCULO ANTES, EM 1698.
PLANIFICANDO O TEXTO:___________________________________________________________
PERSONAGENS
|
QUANDO
|
ONDE
|
INÍCIO DA
HISTÓRIA
|
O QUE ACONTECEU
|
FIM DA HISTÓRIA
|
QUE OUTRO FINAL
VOCÊ DARIA AO CONTO
|
Vamos então apresentar as nossas personagens, referindo alguns aspetos físicos e/ou
psicológicos que as caracterizem.
Mãos a obra...
Turma:______________________Profª________________________ data:__________/______/__________
Primeira versão
Rapunzel
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Depois
de escrito, o texto precisa ser revisado, e é nesse momento que analisamos e
refletimos sobre a nossa escrita, ortografia, pontuaçâo, elementos que
articulam a escrita, tais como :
Apesar
de, logo em seguida, por isso, finalmente, em fim, por fim, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário