TERCEIRO ANO, LER E ESCREVER ,TRAZ NO SEGUNDO SEMESTRE UMA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTITULADA DE “PAI DOS INTELIGENTES”( ESTUDO DO DICIONÁRIO).
NOSSA TURMINHA HOJE VIAJARAM NO CONHECER !
UM DICIONÁRIO PODE SER UM INSTRUMENTO BASTANTE VALIOSO PARA A
AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO E PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA; E
ISSO, PARA TODAS AS ÁREAS E PARA TODAS AS HORAS, JÁ QUE LER E ESCREVER, DENTRO
E FORA DA ESCOLA, FAZEM PARTE DE MUITAS OUTRAS ATIVIDADES. ALÉM DISSO, PARA O
CASO PARTICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, UM DICIONÁRIO PODERÁ DAR SUBSÍDIOS
IMPORTANTES TAMBÉM PARA O ESTUDO DO LÉXICO, EM SEUS DIFERENTES ASPECTOS. NA
MAIOR PARTE DAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, UM DOS OBJETIVOS
GERAIS DE TODO O ENSINO FUNDAMENTAL É DESENVOLVER NO ALUNO A CAPACIDADE DE
RECORRER DE FORMA ADEQUADA A DIFERENTES LINGUAGENS, COMUNICANDOSE COM EFICÁCIA
EM DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIAIS. UMA VEZ QUE O PROGRESSIVO DOMÍNIO DA LINGUAGEM
ESCRITA É CENTRAL TANTO PARA O SUCESSO DESSA EMPREITADA QUANTO PARA O
DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA RELATIVA DO ALUNO NOS ESTUDOS, OS DICIONÁRIOS
CERTAMENTE TÊM UMA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA A DAR. POR OUTRO LADO, A ANÁLISE E A
REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM - E PORTANTO TAMBÉM SOBRE O LÉXICO - SÃO
PARTE DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. E O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO SOBRE O
LÉXICO QUE O DICIONÁRIO PROPORCIONA TEM UM PAPEL RELEVANTE A DESEMPENHAR NA (RE)CONSTRUÇÃO
ESCOLAR DO CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM.
AFINAL, O QUE É LEXICO?
DE
ACORDO COM OS NOSSOS DICIONÁRIOS MAIS RENOMADOS, LÉXICO É O CONJUNTO DE PALAVRAS DE UMA LÍNGUA.
Segue atividades da primeira etapa :
Leitura para introduzir o tema
ATIVIDADE 1 -LER E ESCREVER
ATIVIDADE 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário