quarta-feira, 2 de maio de 2018

FORMAS DE REPRESENTAR O ESPAÇO MAQUETE


3º ANO APRESENTANDO A MAQUETE ALUNO BRUNEY
 PORQUE A SALA DE AULA?
O ESPAÇO GEOGRÁFICO TAMBÉM PODE SER REPRESENTADO EM UMA MAQUETE 


“A ESCOLHA DA SALA DE AULA COMO ESPAÇO PRELIMINAR, SE DÁ PELO FATO DE ELA SER UMA ÁREA DE CONVÍVIO DOS ALUNOS, O QUE LHES PERMITE REFLETIR SOBRE O ESPAÇO, QUE É CONHECIDO, VIVÊNCIADO E RECORRENTE.”(ALMEIDA,2011,P.75)


A MAQUETE TAMBÉM É UMA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE. NELA PODEMOS OBSERVAR OS OBJETOS, DE MODO TRIDIMENSIONAL, COMO VEMOS NA REALIDADE.

ETAPAS
OBSERVAÇÃO- OS ALUNOS OBSERVAM E LISTAM TODOS ELEMENTOS PRESENTES NO AMBIENTE “SALA DE AULA”, TANTO QUANTO A DISPOSIÇÃO DE CADA OBJETO.
DECIDIR- O QUE VOU USAR PARA CONFECICIONAR A MAQUETE.
CONFECCIONAR- MANUSEAR DIFERENTES MATERIAIS, ORGANIZAR SEGUINDO O QUE FOI OBSERVADO.


LOCALIZAR- PARA INFORMAR O LUGAR DE ALGUÉM DA SALA, NA MAQUETE CONSTRUÍDA, SERÁ NECESSÁRIO DAR ALGUMA REFERÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO COMO, POR EXEMPLO: PRÓXIMO À PORTA, AO LADO DA JANELA, ATRÁS DE ALGUÉM OU, À FRENTE DE ALGUÉM, MESMO QUE TODOS TENHAM SIDO REPRESENTADOS.

SABENDO-SE QUE PARA INDICAR UM LUGAR ESPECÍFICO NO ESPAÇO, É NECESSÁRIO ESTABELECER UM PONTO DE REFERÊNCIA, VAMOS REALIZAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:

 CONSIDERE O SEU PRÓPRIO LUGAR NA MAQUETE, COMO PONTO DE REFERÊNCIA, E ESCREVA O NOME DA PESSOA OU DO OBJETO LOCALIZADO NOS PONTOS A SEGUIR:
A.  A SUA DIREITA _________________________________
B.  A SUA ESQUERDA _______________________________
C.  A FRENTE _____________________________________
D.  ATRÁS DE VOCÊ ________________________________

A MESA DO PROFESSOR FICA EM QUAL DIREÇÃO, EM RELAÇÃO À PORTA DA SALA?

EM RELAÇÃO A VOCÊ, QUAL É A POSIÇÃO DA JANELA?

 QUAL LADO DA SALA RECEBE O SOL DA MANHÃ, EM RELAÇÃO À MESA DO PROFESSOR?


VOCÊ ACABOU DE DESCOBRIR UM PONTO DE REFERÊNCIA MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA
ORIENTAÇÃO! O LUGAR DA SALA QUE RECEBE SOL PELA MANHÃ É O LADO LESTE.
VEJA A FIGURA 3. OBSERVE QUE O PERCURSO APARENTE DO SOL NO CÉU DURANTE O DIA É DE LESTE PARA OESTE. OS PERÍODOS DO DIA MAIS INDICADOS PARA SE FAZER A ORIENTAÇÃO PELO SOL SÃO NO INÍCIO DA MANHÃ E NO FINAL DA TARDE:
• ATÉ AS 10 HORAS DA MANHÃ O SOL ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO LESTE;
• POR VOLTA DAS 12 HORAS, ESTÁ A PINO E NÃO É POSSÍVEL CONHECER SUA DIREÇÃO;
• A PARTIR DAS 4 HORAS DA TARDE, O SOL ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO OESTE.

LEGENDAR E REPRESENTAR(PLANIFICAR) PLANTA BAIXA,CROQUI
OS OBJETOS E OS ESPAÇOS SÃO REPRESENTADOS NOS MAPAS POR MEIO DE SÍMBOLOS, EXPLICADOS NA LEGENDA.
QUANDO VOCÊ FEZ O MAPA DA SALA DE AULA, REPRESENTOU VÁRIOS OBJETOS QUE CONHECE MUITO BEM PORQUE PERTENCEM AO SEU ESPAÇO COTIDIANO. NO ENTANTO, SE ESSE MAPA FOSSE  APRESENTADO A UMA PESSOA QUE NÃO CONHECE SUA ESCOLA, OU QUE MORA EM OUTRA CIDADE, ELA OBSERVARIA TODOS OS DETALHES QUE VOCÊ REPRESENTOU EM SEU MAPA?
PROVAVELMENTE, ESSA PESSOA TERIA DIFICULDADES PARA IDENTIFICAR ALGUMAS FORMAS SE ELAS NÃO ESTIVESSEM PREVIAMENTE INDICADAS NA LEGENDA. A LEGENDA É MUITO IMPORTANTE PORQUE PODEMOS IDENTIFICAR QUALQUER OBJETO NO MAPA, PELA COR OU PELO SÍMBOLO. ASSIM, PODEMOS REPRESENTAR A MESA UTILIZANDO UMA FORMA GEOMÉTRICA OU ADOTAR UMA COR, DIFERENTE DAS CADEIRAS.
CHEGAR A UM LUGAR DESCONHECIDO UTILIZANDO UM MAPA, OU CONSULTAR O GUIA DE RUAS PARA TRAÇAR UM BOM CAMINHO, É UMA TORTURA PARA MUITA GENTE. EMBORA ESSAS AÇÕES PAREÇAM BANAIS, REALIZÁ-LAS COM DESENVOLTURA REQUER UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS QUE SÓ SÃO ADQUIRIDOS NUM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DIFERENTE. ELE NÃO ENVOLVE LETRAS, PALAVRAS E PONTUAÇÃO, MAS LINHAS, CORES E FORMAS. É A APRENDIZAGEM DALINGUAGEM CARTOGRÁFICA. ( PROJETO PRESENTE - FORMAÇÃO / GEOGRAFIA) . COM ESTE TRABALHO, ESTAMOS PREPARANDO O NOSSO ALUNO PARA SÉRIES INICIAIS E PARA UMA DIFICULDADE QUE MUITOS DE NÓS POSSUÍMOS: ORIENTAÇÃO. PARA CONTINUAÇÃO E APROFUNDAMENTO DESTA ATIVIDADE EM SÉRIES INICIAIS PODEMOS ABORDAR OS SEGUINTES TEMAS: ESCALA E PONTOS CARDEAIS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário