terça-feira, 1 de maio de 2018

3º ANO-REESCRITA DE FINAL DE CONTO-ATIVIDADE DO LER E ESCREVER





PORQUE REESCREVER?
REESCREVER PARA....
·         Conhecer características do gênero textual: conto;
·         Montar um livrinho de um conto reescrito por ele;
·         Refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética;
·         Avançar no processo de leitura e de escrita;
·         Desenvolver a capacidade de revisar textos;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

·         aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
·         Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 32 -37) o aluno deve:
- “Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura”- (p. 32)
- “Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia. ”- (p. 33)
- “Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas. ”- (p. 34)
- “Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais. ”- (p. 35)
- “Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. ”- (p. 36)
- “Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. ”- (p. 37)
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento.  Ano: 2  unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de nov. 2013. 
Essa aula ainda tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: LETRA VIVA - PGM. 10: PROTAGONISTAS DA PRODUÇÃO CULTURAL.

ETAPAS
ANTES DA REESCRITA
APRESENTAR ALGUMAS VERSÕES DO CONTO A SER REESCRITO
RODA DE CONVERSA MEDIADA POR VOCÊ PROFESSOR
ESCOLHER COM OS ALUNOS A VERSÃO A SER REESCRITA
FAZER A RECONTAÇÃO ORAL, COM OBJETIVO DE RESGATAR OS EPISÓDIOS E SEQUÊNCIA;
ORGANIZAR OS ALUNOS EM DUPLAS (PRODUTIVAS)
DISTRIBUIR A FOLHA PARA REESCRITA
DURANTE A REESCRITA...
SE HOUVER QUESTIONAMENTO SOBRE A ESCRITA DE ALGUMA PALAVRA, SOLUCIONAR A DÚVIDA DA DUPLA;
CIRCULAR PELA SALA, BUSCANDO VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO FEITA A REESCRITA.
DEPOIS DA REESCRITA...
SOCIALIZAÇÃO DA REESCRITA( os alunos que quiserem compartilhar suas reescritas lendo)
DEIXAR A REESCRITA DESCANSAR POR ALGUNS DIAS;
RETOMAR A REESCRITA , FAVORECENDO A REFLEXÃO DA DUPLA REVISANDO A ESCRITA, ANOTANDO DÚVIDAS ...
REVISÃO DA DUPLA COM A PROFESSORA
PASSANDO A LIMPO (VERSÃO FINAL)
SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES
A BOA SOPA- IRMÃOS GRIM
UM NOVO FINAL POR: ___________________________________________________________________________________________
3º ANO _______- PROFª ­­­­­­­­­­_____________________________


    ERA UMA VEZ UMA MOCINHA POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA. NA FLORESTA ELA ENCONTROU UMA MULHER IDOSA QUE TINHA CONHECIMENTO DE SUA POBREZA E LHE DEU DE PRESENTE UMA PANELINHA À QUAL ERA SUFICIENTE DIZER: “PANELINHA, COZINHE!”, PARA QUE NA MESMA HORA ELA COZINHASSE UMA EXCELENTE SOPA DE PAINÇO BEM CREMOSA; E QUANDO ALGUÉM DIZIA: “PANELINHA, PODE PARAR!”, ELA LOGO PARAVA DE FAZER A SOPA.
    A MENINA VOLTOU PARA CASA LEVANDO A PANELA E COM AQUELE PRESENTE A POBREZA DAS DUAS ACABOU, POIS MÃE E FILHA COMIAM A BOA SOPA DA PANELINHA SEMPRE QUE TINHAM VONTADE, E NA QUANTIDADE QUE QUISESSEM. UMA VEZ A MENINA HAVIA SAÍDO E A MÃE DISSE: “PANELINHA, COZINHE!”. A PANELA COZINHOU E A MÃE COMEU ATÉ FICAR SATISFEITA; QUANDO A FOME ACABOU, A MÃE QUIS QUE A PANELINHA PARASSE, MAS COMO ELA NÃO SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER, A PANELA CONTINUOU FAZENDO A SOPA E A SOPA TRANSBORDOU, A PANELINHA CONTINUOU E A SOPA ESCORREU PELA COZINHA, ENCHEU A COZINHA, ESCORREU PELA CASA, E DEPOIS
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A BOA SOPA- IRMÃOS GRIM
UM NOVO FINAL POR: ___________________________________________________________________________________________
3º ANO _____- PROFª ______________________





SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DO CONTO "JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO














 
ILUSTRE O FINAL QUE VOCÊ CRIOU





❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤



Nenhum comentário:

Postar um comentário