PORQUE
REESCREVER?
REESCREVER
PARA....
·
Conhecer características do gênero
textual: conto;
·
Montar um livrinho de um conto
reescrito por ele;
·
Refletir sobre o Sistema de Escrita
Alfabética;
·
Avançar no processo de leitura e de escrita;
·
Desenvolver a capacidade de revisar
textos;
·
Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
·
Desenvolver atitudes de interação, de
colaboração e de troca de experiências em grupos.
·
aos oito anos de idade, as crianças
já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de
escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem
todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a
fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de
textos escritos.
·
Dentro da visão de alfabetização do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem
a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso,
precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que
considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem
de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles,
segundo Brasil (2012, p. 32 -37) o aluno deve:
- “Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas,
crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição
estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o
leitor pode produzir durante a leitura”- (p. 32)
- “Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral,
dentre outros), com autonomia. ”- (p. 33)
- “Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a
aperfeiçoar as estratégias discursivas. ”- (p. 34)
- “Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de
escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais. ”- (p. 35)
- “Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. ”- (p. 36)
- “Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu
valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. ”- (p. 37)
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A
organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na
perspectiva do letramento. Ano: 2 unidade 2. Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão
Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos
alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final
de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no
processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC:
Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>.
Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de nov.
2013.
Essa aula ainda tem como finalidade desenvolver uma proposta de
trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série:
LETRA VIVA - PGM. 10: PROTAGONISTAS DA PRODUÇÃO CULTURAL.
ETAPAS
ANTES DA REESCRITA
APRESENTAR ALGUMAS VERSÕES DO CONTO A SER
REESCRITO
RODA DE CONVERSA MEDIADA POR VOCÊ PROFESSOR
ESCOLHER COM OS ALUNOS A VERSÃO A SER
REESCRITA
FAZER A RECONTAÇÃO ORAL, COM OBJETIVO DE
RESGATAR OS EPISÓDIOS E SEQUÊNCIA;
ORGANIZAR OS ALUNOS EM DUPLAS (PRODUTIVAS)
DISTRIBUIR A FOLHA PARA REESCRITA
DURANTE A REESCRITA...
SE HOUVER QUESTIONAMENTO SOBRE A ESCRITA DE
ALGUMA PALAVRA, SOLUCIONAR A DÚVIDA DA DUPLA;
CIRCULAR PELA SALA, BUSCANDO VERIFICAR COMO
ESTÁ SENDO FEITA A REESCRITA.
DEPOIS DA REESCRITA...
SOCIALIZAÇÃO DA REESCRITA( os alunos que quiserem
compartilhar suas reescritas lendo)
DEIXAR A REESCRITA DESCANSAR POR ALGUNS
DIAS;
RETOMAR A REESCRITA , FAVORECENDO A
REFLEXÃO DA DUPLA REVISANDO A ESCRITA, ANOTANDO DÚVIDAS ...
REVISÃO DA DUPLA COM A PROFESSORA
PASSANDO A LIMPO (VERSÃO FINAL)
SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES
A BOA SOPA- IRMÃOS GRIM
UM NOVO FINAL POR:
___________________________________________________________________________________________
3º ANO _______-
PROFª _____________________________
ERA UMA VEZ UMA MOCINHA
POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA
COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA. NA
FLORESTA ELA ENCONTROU UMA MULHER IDOSA QUE TINHA CONHECIMENTO DE SUA POBREZA E
LHE DEU DE PRESENTE UMA PANELINHA À QUAL ERA SUFICIENTE DIZER: “PANELINHA,
COZINHE!”, PARA QUE NA MESMA HORA ELA COZINHASSE UMA EXCELENTE SOPA DE PAINÇO
BEM CREMOSA; E QUANDO ALGUÉM DIZIA: “PANELINHA, PODE PARAR!”, ELA LOGO PARAVA
DE FAZER A SOPA.
A MENINA VOLTOU PARA
CASA LEVANDO A PANELA E COM AQUELE PRESENTE A POBREZA DAS DUAS ACABOU, POIS MÃE
E FILHA COMIAM A BOA SOPA DA PANELINHA SEMPRE QUE TINHAM VONTADE, E NA
QUANTIDADE QUE QUISESSEM. UMA VEZ A MENINA HAVIA SAÍDO E A MÃE DISSE:
“PANELINHA, COZINHE!”. A PANELA COZINHOU E A MÃE COMEU ATÉ FICAR SATISFEITA;
QUANDO A FOME ACABOU, A MÃE QUIS QUE A PANELINHA PARASSE, MAS COMO ELA NÃO
SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER, A PANELA CONTINUOU FAZENDO A SOPA E A SOPA
TRANSBORDOU, A PANELINHA CONTINUOU E A SOPA ESCORREU PELA COZINHA, ENCHEU A
COZINHA, ESCORREU PELA CASA, E DEPOIS
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A
BOA SOPA- IRMÃOS GRIM
UM
NOVO FINAL POR:
___________________________________________________________________________________________
3º ANO _____- PROFª ______________________
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DO CONTO "JOÃO E O
PÉ DE FEIJÃO
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário