segunda-feira, 30 de abril de 2018

Bichos de Jardim- sequência didática ler e escrever 3º ano

O Projeto foi elaborado dentro da disciplina de Língua Portuguesa, para motivar os alunos a lerem textos científicos, a localizarem e entenderem informações, a produzirem textos de autoria, a ampliarem seus conhecimentos sobre o verbete e a promoverem exposição das aprendizagens adquiridas.
 Objetivo -O projeto foi desenvolvido para valorizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os animais estudados, desenvolver habilidades de leituras, localização de informações nos textos e discussões sobre os pequenos animais.
Objetivo Geral: Motivar as crianças ao hábito da pesquisa, leitura de diferentes gêneros textuais e localização de informações, proporcionando oportunidade do desenvolvimento do trabalho em duplas e grupos.
Objetivo específico:
 Estimular a leitura, pesquisa e produção.
 Desenvolvimento/Metodologia
• Pesquisa bibliográfica feita a partir de um estudo detalhado do guia do Ler e Escrever;
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (rodas de conversas);
 • Pesquisas sobre pequenos animais e sua classificação (insetos);
 • Apresentação da metamorfose;
 • Leituras, debates e pesquisas na internet;
• Elaboração dos textos produzidos pelos alunos
ETAPAS:
1. Apresentação do Projeto Didático.
1A – Roda de conversa sobre os animais de jardim.
1B – Apresentação do Projeto Didático e definição do produto final.
2. Leitura de um texto de divulgação científica e de um verbete e análise das características dos gêneros.
 2A – Leitura compartilhada de um texto de divulgação científica.
2B – Localização de informações de um texto de divulgação científica.
2C – Comparação de dois textos – texto de divulgação científica e verbete.
3. Leitura de um verbete de uma enciclopédia com anotações.
3A – Leitura, em duplas, de um verbete de enciclopédia com anotações.
 3B – Leitura individual de outro verbete de enciclopédia.
3C - Pesquisa realizada no laboratório de informática
4. Produção de um verbete coletivo, a partir de um texto de divulgação científica.
4A – Leitura compartilhada de um texto de divulgação científica.
4B – Planejamento, planificação e textualização de um verbete de enciclopédia infantil.
 5. Revisão coletiva da produção de um verbete.
 5A – Revisão coletiva de um texto.
 5B – Passando a limpo o verbete de enciclopédia para afixar no mural.
 6. Produção de um verbete, em duplas e quartetos, a partir de um texto de divulgação científica.
6A – Ler para saber mais, em duplas e quartetos, sobre alguns animais de jardim – texto de divulgação científica. Desenvolvimento/Metodologia
6B – Planejamento, planificação e textualização de um verbete de enciclopédia infantil em duplas e quartetos.
6C – Revisão das produções.
 7. Organização da apresentação e do mural, finalização e avaliação do projeto.
 7A – Organização do mural para a exposição.
7B – Ensaio para apresentação.
7C – Organização da apresentação e avaliação do projeto.

Desenvolvimento/Metodologia Recursos Utilizados Textos científicos (LER E ESCREVER - 2014);  Confecção de cartaz: cartolina, pincel atômico, sulfite, lápis de cor, canetinha, cola.

 SÒ DICAS BOAS-ATIVIDADES QUE COMPLEMENTAM A SEQUÊNCIA 




















DOBRADURAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário